O CST em Comércio Exterior visa formar profissionais de nível superior capacitados a conhecer gestão e administração, sempre com visão crítica e capacidade de propor soluções que viabilizem os negócios da área, sem perder o foco na qualidade e no bem estar da sociedade. Outra questão é a do empreendedorismo e a internacionalização, pois ambos, a partir da identificação de oportunidades no mercado, é crescente no Brasil. A internacionalização pode ser usada como estratégia da empresa ampliar seus horizontes. Ressaltando que quando se fala em comércio exterior, fala-se de exportação e importação, seja ela de micro, pequena, média e até grandes empresas. Além disso, o empresário-empreendedor não vê a operação de exportação e/ou importação como uma válvula de escape para superar as crises do mercado, e, sim como uma oportunidade de expansão da empresa. E quando decide internacionalizar sua empresa, sabe que também não será uma ação imediata, mas que terá de estudar o mercado, elaborar um plano de negócio de exportação e/ou importação, onde os principais pontos que devem ser destacados são: o perfil do mercado consumidor a ser atingido; os prazos de entrega das mercadorias/serviço atrelado ao prazo de pagamento do seu fornecedor; o mercado concorrente, com seus pontos fortes e fracos; as estratégias competitivas para se atuar no mercado externo; a publicidade e a propaganda que serão utilizadas; os aspectos culturais do país que se deseja adentrar; o preço praticado pela concorrência; os seus custos e despesas, dentre outros aspectos a serem considerados dependendo das características da operação de internacionalização.
Estude o quanto quiser direto do seu computador ou celular.
Aulas interativas, simuladores e laboratórios virtuais.
Diploma de curso reconhecido pelo MEC e válido em todo Brasil.